quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sindicalista assinala a importância de uma relação saudável entre empresa e sindicato em novo livro da Qualitymark Editora - Release


A obra trata da relação entre sindicato e empresa sob uma ótica jamais vista em termos literários no Brasil: a do sindicalista

Esta obra trata da relação entre sindicato e empresa sob uma ótica jamais vista em termos literários no Brasil: a do sindicalista. A bibliografia em língua portuguesa sobre o assunto antes se restringia aos estudos acadêmicos ou de autoria de representantes de empresas. Éverson Craveiro, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana, desde 1992, veio mostrar que acordos deste gênero devem ser vistos de uma forma diferente.
Ele deixa claro o sentido da troca como essência da negociação e mostra que se engana quem acha que sindicato e empresa devam necessariamente ser inimigos. Ao contrário, afirma que uma relação saudável durante os 365 dias do ano faz com que andem rigorosamente juntos, sempre que possível, e rigorosamente separados, sempre que necessário. Importante e inteligente, sem dúvida, que as partes saibam sempre que as divergências nascem e morrem durante o processo negocial.
Para ele, muitos são os sindicalistas cooptados por empresas, de uma forma desleal com os trabalhadores. Esses devem se pautas nas reais necessidades daqueles que representam (hoje chamados de colaboradores, não mais trabalhadores), lutando, por exemplo, por um salário mais digno, não apenas por benefícios que o trabalhador deveria poder pagar se ganhasse dignamente.

Esta é uma leitura fundamental tanto para aqueles que representam como aqueles que são representados, tanto a favor da empresa quanto a favor da força de trabalho. Acadêmicos, representantes, sindicalistas e trabalhadores serão igualmente beneficiados com as experiências de quem trabalha com o assunto há anos.

Sobre o autor:
Éverson Paulo dos Santos Craveiro é ferroviário há 27 anos. Foi dirigente sindical desde 1992 do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana e, atualmente, preside este sindicato.
Participante de negociações coletivas como com a (ex) FEPASA, (ex) RFFSA, Ferroban, ALL, FCA, Brasil Ferrovias, CPTM e empresas terceirizadas do setor ferroviário.
Bacharel em Direito e com muitos cursos de capacitação sindical no Brasil e no exterior, tem formação em Programação Neurolinguística, hipnose e Coaching em PNL.

Dados técnicos:
Formato: 16x23cm
Total de páginas: 104
Preço de capa: R$24,90
ISBN: 978-85-7303-916-0

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails