quinta-feira, 28 de julho de 2011

Artigo: Como Ser Promovido? Por Wellington Moreira.



Muitas pessoas costumeiramente me perguntam a respeito do que devem fazer para serem promovidas em suas organizações. É claro que a resposta dada a elas implica conhecer fatores relacionados à cultura da companhia e à própria realidade do mercado onde atuam, mas algumas dicas são válidas praticamente para todos os profissionais.

Primeiramente, você não pode pensar em ser promovido se não consegue exceder às expectativas do cargo atual, isto é, não basta cumprir as atribuições funcionais, é preciso executá-las competentemente. Há quem acredite estar próximo de uma promoção quando seu desligamento é a opção mais provável e estas pessoas infelizmente nem sabem disto por falta de feedback do gestor ou uma autoimagem muito afastada da realidade.

Ainda é importante que o profissional possua os requisitos de acesso para o novo cargo. Alguns querem ocupar posições de gestão e não possuem habilidades de liderança ou a mínima formação técnica para as vagas disponíveis. Pense bem: se você fosse o proprietário da empresa onde trabalha promoveria alguém sem capacitação para um cargo-chave? Creio que não, a menos que percebesse um grande potencial no colaborador em questão e ainda estivesse disposto a investir nele esperando o tempo necessário para seu amadurecimento.

Portanto, o contexto influencia consideravelmente a decisão de promover ou não quem já está na empresa. Em tempos de grandes crises, por exemplo, a maior parte das companhias prefere contratar executivos experientes que estejam disponíveis no mercado e com capacidade comprovada para entregar resultados num curto prazo.

Aliás, este é um ponto crucial. Muitas vezes as organizações não promovem alguém de seus quadros para posições de liderança exatamente porque não contam até então com pessoas que detém o expertise exigido para aquele momento. O problema, neste caso, é um dos dois: ou a empresa não tem oportunizado às pessoas um ambiente de desenvolvimento ou seus trabalhadores deixaram de cumprir a parte que lhes cabe.

A boa notícia para a carreira de muita gente é que a realidade atual do mercado comprova que milhares de empresas estão em franco crescimento e os profissionais de primeiríssima linha encontram-se bem empregados, não restando às companhias outra coisa a fazer senão creditarem maior responsabilidade às pessoas que reconhecem como hábeis naquilo que fazem hoje em dia e já compartilham de sua cultura corporativa e valores. Em contrapartida, elas têm estruturado programas visando capacitar este pessoal o mais rápido possível para aquilo que ainda não dominam.

Mas não posso esquecer de comentar a principal estratégia das pessoas que são constantemente promovidas nas organizações: elas sabem que a sua ascensão depende de que alguém esteja preparado para sucedê-las no cargo que ocupam na hora que a oportunidade aparecer. Por isto, de forma colaborativa, assumem o encargo de formarem os profissionais que atuam nas equipes das quais fazem parte e torcem verdadeiramente pelo sucesso delas, que também possibilita o seu.

Há profissionais que entendem sua promoção de cargo como o bem-sucedido alcance de uma meta que estabeleceram para si próprios e há outros que acreditam ser o reconhecimento máximo do trabalho bem executado. Só não deixe de compreender que a promoção para um cargo superior geralmente define um caminho sem volta em sua trajetória na companhia, ou seja, provável demissão em caso de baixa performance no novo posto.

Antes de aceitar os bônus que o convite para uma promoção sempre oportunizam, avalie se você tem competência suficiente para suplantar os ônus.

* Por Wellington Moreira
Palestrante e consultor empresarial
wellington@caputconsultoria.com.br


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