segunda-feira, 2 de maio de 2011

Espiritualidade na Gestão Empresarial - Como Ser Feliz no Trabalho - Entrevista

Neste livro, o autor nos apresenta o Quociente de Espiritualidade (QS), fundamental para alicerçar os relacionamentos na empresa de forma ética, e o denominado líder holístico-espiritual, aquele que busca introduzir a felicidade e a qualidade nas organizações.

Conheça mais sobre a obra aqui.

Entrevista com Valdir Ribeiro Borba

Que tipo de espiritualidade a sua obra aborda? Como ela se insere no trabalho?

Não é uma abordagem dogmática ou de conotações de religiosidade sujeitas às crenças de igrejas, mas certamente tem bases em leis físicas e sociais, em geral da ciência e da gestão, especialmente com adoção de princípios universais da ética, do respeito, da governança, dos relacionamentos e das boas práticas sociais e de gestão.
É uma abordagem abrangente que integra as partes no todo, e busca a satisfação de desejos e necessidades dentro de alto padrão ético, de qualidade, credibilidade, responsabilidade integral e respeito perante aos diversos participantes da cadeia produtiva e de distribuição de bens, produtos e serviços.
Essa abordagem a cada dia ganha mais espaços e adeptos no trabalho e em organizações corporativas, especialmente na formulação de processos qualificados, equipamentos ergonômicos e mais seguros, gestão de riscos, métodos de atendimento acreditados e humanizados, clientes satisfeitos e fidelizados, funcionários qualificados, integrados e felizes, mercado encantado, respeito e responsabilidade social e ambiental, sustentabilidade financeira, ambiental, social e de mercado, marcas respeitadas e amadas, acionistas satisfeitos e retorno em todos os sentidos; tudo isso com a força da sinergia integradora e com a integralidade ética, moral, social, profissional de uma gestão eficiente, convergente, responsável e pró-ativa.

O que é o Quociente Espiritual e como ele pode qualificar uma empresa?

O Quociente Espiritual é a proposta de apurar um indicador integrado que possa medir as práticas de melhores empresas para se trabalhar, com os indicadores de qualidade de bens e serviços, de satisfação da clientela e de posicionamento no mercado, com indicadores econômico-financeiros e indicadores sociais e de benefícios para a sociedade. É um quociente que deve ser abrangente e que integre o tudo no todo organizacional, e que possa medir o CLIMA ORGANIZACIONAL PLENO em todas essas vertentes.
Assim como existem rankings de melhores empresas para se trabalhar poderemos alcançar rankings com melhores climas organizacionais e melhores desempenhos, onde o social, o relacional, o estratégico e especialmente o emocional serão bases para um clima envolvente e transcendente, ou seja, um clima Espiritual. Assim chegaremos as melhores práticas com ética, respeito, responsabilidade, resiliência, cuidados ambientais, direitos sociais, e especialmente alta performance, com produtos e serviços seguros, confiáveis, clientes satisfeitos e colaboradores felizes.

Como identificar um líder holístico espiritual? Qual é o papel dele em uma organização?

Um líder holístico é um líder 360 graus. É um líder pleno, generalista, mas altamente qualificado para o trabalho (especializado) e para os relacionamentos, tanto para o mercado (clientes, sociedade) quanto para o ambiente sócio-técnico.
Esse novo líder é feliz e torna o ambiente organizacional Espiritual (QEC) em clima de entusiasmo (in Téo). Ele promove não apenas a produtividade, o alto desempenho, mas essencialmente a alegria e o prazer pelo trabalho, por produzir e entregar utilidades e valores para a sociedade. Cultua e promove a felicidade e a realização plena através do trabalho.
Para esse líder holístico espiritualizado, o trabalho é a santificação e cada momento no trabalho é uma oração. É a realização plena pelo trabalho com equilíbrio social, financeiro, pessoal, profissional, individual e coletivo.

Deixe um recado para os seus leitores.

Espero que realmente possamos juntos construir um mundo melhor e um ambiente de trabalho onde possamos ser felizes. Acredito plenamente que podemos. Vamos juntos construir esse novo ciclo de desenvolvimento no trabalho e em nossas vidas.
No livro estão contidas as bases de uma nova teoria, de um novo método que poderá rapidamente transformar-se em tecnologia aplicável, com processos preditivos. Vamos integrar e convergir. O momento é de ousar e realizar. Com isso será possível construir um novo estilo de liderança e um novo ambiente de trabalho: Líder Holístico e ambiente com clima organizacional espiritualizado, formatando a empresa que ensina, aprende e encanta. A organização do futuro.
No livro coloco ainda instrumentos para uma autoconstrução do líder para esse nesse novo modelo, com planejamento estratégico com abordagem holística, PEP – planejamento Estratégico Pessoal para profissionais.
Boa leitura e espero as inestimáveis contribuições para continuidade desse processo metodológico rumo a essa nova tecnologia de gestão holística espiritualizada.

Sobre o autor:


Valdir Ribeiro Borba
É Mestre em Administração, Administrador Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, pós-graduado em Direção Empresarial. Administrador Hospitalar Emérito ano de 1991. Consultor de Gestão em Saúde credenciado pelo MEC CEDATE; Professor e Coordenador do curso de pós-graduação e de MBA sobre Gestão de Serviços de Saúde da FUNDAÇÃO UNIMED, em Belo Horizonte.

Docente convidado da FGV Management para cursos de MBA em Gestão Serviços de Saúde. Foi diretor geral de Saúde da Regional de Ribeirão Preto e Superintendente da Santa Casa de Ribeirão Preto e da Santa Casa de Franca. Diretor Geral do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná- Curitiba; Superintendente geral da Aliança Nacional Unimed em Brasília- DF e Gestor de Recursos Próprios da Unimed Vale do Aço. Atual Gestor de Recursos Próprios da Unimed Birigui-SP e Diretor da BORBA CONSULTORIA HOSPITALAR.

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails