sexta-feira, 29 de abril de 2011

Direito Constitucional no Terceiro Milênio - Release


A obra busca celebrar a partir de estudos acadêmicos, em suas dimensões política, econômica, filosófica e jurídica, os 20 anos de Constituição Democrática no Brasil. Tal fato é, sem sombra de dúvidas, um desafio de envergadura teórica considerável em um país com uma trajetória histórica e conjuntural como a do Brasil.
A nossa Constituição prevaleceu ao longo destas duas décadas como referencial institucional, por excelência, a orientar toda a trajetória de lutas e avanços sociais. Por essas, dentre outras razões, houve a iniciativa de organizar uma obra coletiva a partir de dois relevantes eventos acadêmicos, como os que foram levados a cabo pelo Ibmec/RJ no ano de 2008, precisamente quando se completavam 20 anos da Constituição Cidadã, destacando sucintamente os aportes teóricos advindos de pesquisadores de várias instituições brasileiras, que são o produtor de suas participações nos dois seminários patrocinados pela Faculdade de Direito do Ibmec/RJ durante os dois semestres do ano de 2008.
Neste livro está a síntese do que foi esse evento, onde os participantes externaram suas opiniões em relação ao avanço democrático do país.

“A obra traduz o pensamento de juristas a partir de diversos ramos do Direito que foram constitucionalizados pelo texto de 1988. Hoje, transcorridos mais de vinte anos da publicação da Constituição de 1988, os direitos postos precisam ser efetivados porque parte da população brasileira ainda não teve acesso à garantia e exercício dos direitos fundamentais.”
Miriam Fontenelle
Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Dados técnicos:
Formato: 16x23cm
Páginas: 288
Preço de capa: R$69,90
ISBN: 97885-7303-976-4
                                                                                

Sobre os autores:

Fabio Correa Souza de Oliveira:
Ex-Coordenador do Núcleo de Direito Constitucional do IBMEC, Professor da UFRJ, da UNIRIO e da Pós Stricto Sensu em Direito da UNESA. Mestre e Doutor (UERJ) e Pós-Doutor em Direito (UFSC).
Celso Martins Azar Filho:
Ex-Coordenador do Núcleo de Filosofia do Direito do Ibmec-RJ, Professor da UFRRJ e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.
Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca:
Doutora em Direito e Livre-Docente da Faculdade de Direito da UFRJ, Coordenadora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/Ibmec-RJ.


Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails