sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encargos Sociais e Trabalhistas no Brasil. Manual de Cálculos e Legislação Aplicada


Encargos Sociais e Trabalhistas no Brasil
Manual de Cálculos e Legislação Aplicada

Durante anos verificou-se que a área de Recursos Humanos não acompanha como deveria os aspectos controversos dos Encargos Sociais no Brasil, nem mesmo para dar suporte às contratações de terceiros.
Talvez por falta de aprofundar os estudos nesta área, as empresas acabam pagando mais caro pelos serviços que contratam.
O livro aborda estes aspectos, além de fazer um alerta para o fato de que em algumas contratações a taxa de encargos sociais pode proporcionar um resultado econômico superior ao da “taxa de lucro” evidenciada nas demonstrações dos preços.
O texto também apresenta conceitos matemáticos, estatísticos, conhecimento da  legislação  trabalhista e previdenciária. Além disso, distingue, ainda que teoricamente,  entre aquilo que está sendo considerado Encargos Sociais e as despesas com a contratação  de empregados por força de lei (vale transporte, por exemplo)  e pagamentos diferidos, a exemplo do FGTS, décimo terceiro etc.
O que se pretende aqui é fornecer elementos para que cada pessoa interessada possa calcular cada caso, em cada empresa.
Portanto a obra é altamente recomendada aos profissionais de recursos humanos, contratação, suprimentos, jurídica, relações trabalhistas, orçamento e de planejamento das empresas que, eventualmente, podem estar na posição de contratante ou contratada e também daquelas empresas que só trabalham com empregados próprios.

Dados Técnicos:
Formato: 16x23cm
Páginas: 128
Preço de Capa: R$29,90
ISBN: 978-85-7303-949-8

Sobre o autor:
Carlos Pessoa é Administrador de Empresas pela FUMEC/MG; Especialista em Recursos Humanos pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (SP).
Exerceu várias funções gerenciais na Petrobras e foi Superintendente de Administração por mais de 10 anos na Petroquímica União, em São Paulo. Foi Secretário Geral do Sindicato das Indústrias Químicas de Camaçari (entidade dos Empresários), no Estado da Bahia. Diretor da Pessoa Assessoria e Desenvolvimento de Recursos Humanos Ltda. Consultor em Negociações Coletivas, Relações do Trabalho e Desenvolvimento Gerencial e já prestou serviços em Negociação em todos os Estados brasileiros.
Professor nos cursos de Pós-graduação de várias Faculdades dos Estados da Bahia e Sergipe. Ministrou o curso “A Arte de Negociar” em todas as capitais brasileiras. Já negociou em vários segmentos industriais e de serviços, tais como: Petróleo, Petroquímico, Químico, Metalúrgico, Ensino Particular, Limpeza Urbana, Construção Civil, Saúde, Álcalis, Cimento, Portos, Bebidas, Construção Naval (Plataformas) etc.
Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia – (BRH-BA) por seis anos; Foi Vice-Presidente de Relações no Trabalho da ABRH Nacional, mandato 2007, 2008 e 2009, quando recebeu a Placa de Honra ao Mérito concedida pela, ABRH Nacional, pelos relevantes serviços prestados em 2009.
Tem mais de cem artigos publicados sobre Relações de Trabalho, em jornais e revistas especializadas, além de várias entrevistas em jornais, rádios e emissoras de TV sobre Relações no Trabalho.
Atualmente presta Consultoria em Negociações Coletivas para vários segmentos industriais. 

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails