sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gentileza gera gentileza. Falta de gentileza gera falta de gentileza. O que você vai gerar hoje? Por Rosana Braga.






Sim, somos geradores em tempo integral, estejamos conscientes deste fato ou não. Entretanto, para que possamos decidir o que queremos gerar e, deste modo, ganharmos mais autonomia e mais coerência em nossas relações, o melhor é que nos tornemos conscientes o quanto antes.

Nossas ações geram reações, sempre. O que falamos, como falamos e em que momento falamos, assim como quando calamos, provocamos ao nosso redor um número incalculável de conseqüências, sejam em forma de pensamentos, sentimentos, palavras ou comportamentos. Mas infelizmente, a maioria das pessoas ainda não se deu conta deste “poder” que tem em si.

Existe uma teoria divulgada por Jim Rohn que diz que cada pessoa influencia diretamente cinco outras ao seu redor. Da mesma forma, somos influenciados pelas pessoas que nos cercam. Indiretamente, é impossível prever até onde vai nossa influência. Isso significa que se você for gentil, pelo menos cinco pessoas se sentirão bem com esta sua atitude. E isso é o mínimo.

Podem, além de se sentirem bem, melhorar o humor, fazer escolhas mais positivas, ganhar uma nova impressão das pessoas, mudar uma crença limitante para edificante, fazer uma boa ação, enfim, infinitas ótimas possibilidades. Porém, da mesma forma que uma atitude gentil pode render tudo isso, uma atitude não gentil pode provocar uma série de falta de gentilezas por aí.

Você pode atingir pessoas despreparadas para lidar com a agressividade e provocar nelas reações como descontar em alguém que não tem nada a ver com a sua história, revidar a sua agressividade, raiva, dor de estômago, dor de cabeça, violência contra um filho, um cachorro, entre outras. Pois bem, de que modo você tem contribuído para que as pessoas com quem você convive sejam inspiradas a terem atitudes de gentileza? Lembre-se: você pode fazer toda a diferença na vida de, pelo menos, cinco pessoas!

Comece hoje. Comece agora. E quando se der conta, gerar gentileza será, sobretudo, um ingresso inestimável ao seu sucesso e à sua felicidade!

*Rosana Braga é conferencista, jornalista, graduanda em psicologia e autora dos livros O PODER DA GENTILEZA e PÍLULAS DE GENTILEZA, dentre outros.

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails