terça-feira, 24 de maio de 2011

Heitor Chagas fala da importância da comunicação nas organizações no XXV Fórum RHDebates


Neste ano, o fórum RHDebates contou com a presença de Heitor Chagas, especialista em Relações Humanas e inventor do “Jogo da Malha”, dinâmica que facilita a integração entre os colaboradores de uma instituição. Ela é explicada passo a passo em seu livro “O Jogo da Malha: Recursos Humanos e Conectividade”, publicado pela Qualitymark Editora, que segundo o autor, foi fundamental para que se elegesse na Academia Brasileira de Administração.
Heitor, em todo o fórum, frisou a importância da comunicação no sucesso de uma instituição, seja ela de qual porte for:
- Me lembro do caso de uma empresa que contratou outra para prestar um serviço que seu grupo já possuía. Os presidentes chegaram à conclusão de que não havia diálogo – diz Heitor.
Para o especialista, um dos maiores equívocos é a departamentalização. Segundo ele, há dois tipos de pessoas que podem levar uma empresa à derrocada: aquelas que não falam com leigos (para as quais todos são inferiores) e outras que têm ódio do futuro (abominando a nova geração).
- Acabo de ver o caso de uma montadora de automóveis de luxo que após lançar um veículo, constatou três acidentes. Teve, portanto, de fazer um recall. Não adianta investir em planejamento ou em invenções; é preciso inovar para se conviver de formas diferentes – diz Heitor.
O Jogo da Malha é uma série de atividades, incluindo entrevistas e reuniões que permitem que cada colaborador ensine para o outro o que faz e assim todos possam desenhar uma malha de interdependência.
- Ele não é um remédio. É uma reeducação alimentar para as empresas sobreviverem, poderem se reinventar. Não se fará inovação sem sinergia interna – afirma o autor.
O RHDebates deste ano contou também com a colaboração de um novo parceiro, a Prisma, agência de comunicação que auxilia serviços de RH por meio de SMS. A participação de Osmar Bruno, da Meu SPA, fez com que o público se exercitasse com ginástica laboral e Lídia Tamy enfatizou a importância da Special Olympics, olimpíadas para portadores de deficiência mental, ressaltando a necessidade de investimento por parte de novas empresas para que os atletas possam competir em Atenas.

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails