quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ferramentas da Qualidade Aplicadas à Gestão de Recursos Humanos - Entrevista


A obra é resultado de estudos, experiências da autora Marluce Dezorzi e também de sua preocupação com os profissionais de RH no sentido destes obterem conhecimento de ferramentas que os auxiliem a buscar e propor soluções eficazes em sua área de atuação tendo como foco central o negócio da empresa.

Entrevista com Marluce Dezorzi:

Como surgiu a ideia do livro?
Pela própria experiência que vivenciei quando ainda trabalhava na área de recursos humanos, depois entrei para o universo acadêmico e como docente, percebi que os futuros profissionais de RH tinham (e ainda têm) certa dificuldade em trabalhar com ferramentas para análise e solução de problemas e também de planejamento.

Quais as maiores dificuldades encontradas pelas empresas na implantação de sistemas que gerem maior qualidade?
As dificuldades encontradas nas empresas passam pela ausência de cultura para qualidade e de resultados, disciplina e constância de propósitos e a mais encontrada é o não comprometimento da liderança.

Quais são os tópicos mais importantes quando o assunto é qualidade?
Liderança, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento para a Qualidade e Disciplina.

Deixe sua mensagem para os leitores do QMK Blog. 
O uso de técnicas e ferramentas para análise e solução de problemas em gestão de recursos humanos é uma solução estratégica para o profissional de RH, consequentemente para a empresa.
Dessa forma, penso que, quanto mais o profissional de RH busque esse conhecimento, mais especialista ele será e por mais que atualmente seja buscado no mercado um profissional com uma atuação generalista, a especialidade é um grande diferencial no mercado. Portanto, profissionais de RH, busquem competência na visão sistêmica para que consigam “enxergar” o todo organizado e não abandonem o conhecimento técnico em detrimento do conhecimento mais generalista. É estratégico agir como generalista, mas é sábio agir como especialista.

Sobre a autora:

Marluce Dezorzi
É mato-grossense, nascida na capital, Cuiabá. Graduou-se em 1998 pelo Centro Universitário Unirondon. Pós graduou-se em gestão de pessoas pela FGV e Gestão Estratégica pela UFMT.
Trabalhou na fábrica da Brahma – Filial Cuiabana, onde foi responsável pelo escritório da qualidade e padronização, além de ter trabalhado em empresas do setor elétrico, comércio varejista, construção e acabamento e moda, tendo ainda sido coordenadora regional de planejamento, orçamento e qualidade do SESI-MT.
Atualmente, a Prof. Marluce Dezorzi, é Sócia-Diretora da SR Consultoria e Educação Corporativa, empresa que trabalha orientando o desenvolvimento de gestão estratégica e de pessoas em várias empresas de mato-grossense.


Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails