sexta-feira, 18 de março de 2011

Artigo: Trocando Desculpas por Soluções. Por Eugênio Ferrarezi


TROCANDO DESCULPAS POR SOLUÇÕES
(por Eugênio Ferrarezi – head trainer da OPENDREAMS)

Vivemos num mundo de mudanças aceleradas, as quais trazem a sensação de que o tempo passa cada vez mais rapidamente, causando um sentimento de incapacidade e pouca efetividade nas tarefas realizadas no dia a dia.
Muitas vezes, esse sentimento se transforma em culpa e estresse, causando uma fragilidade e aumento da tensão emocional. 
Uma vez abalado emocionalmente, muitas vezes procuramos consolo na opinião de terceiros. Procuramos descobrir motivos para explicar porque “as coisas” não estão indo bem, e entramos num questionamento inútil e de pouca efetividade perguntando “PORQUE” nada funciona, “PORQUE” sou pouco efetivo, “PORQUE” as pessoas não me compreendem. Após sucessivos “PORQUES” estaremos repletos de justificativas e desculpas para a nossa incapacidade.
Para não entrar nessa espiral de lamentações, é necessário eliminar os “PORQUES” dirigidos aos fatos do passado. Quando isso acontece, abrimos nossa mente ao aprendizado vindo de nossas próprias experiências. 
Ninguém é perfeito, somos seres buscando evoluir num processo de aprendizado contínuo, logo é natural errarmos, é natural não obtermos 100% do resultado esperado, no entanto não deveria ser natural nos culparmos, nos penalizarmos, sofrermos porque não tivemos êxitos ao buscar um resultado planejado.
Devemos analisar os RESULTADOS e buscar novos aprendizados, novas soluções para podermos fazer diferente, caso contrário o RESULTADO não mudará e mais uma vez estaremos diante do fracasso e desta forma reforçando a crença que não temos capacidade. 
Na realidade o fracasso não existe, o que existe é o RESULTADO ainda não atingido, basta continuarmos a mudar e  mudar, a buscar novos recursos, novas alternativas para fazer diferente e fatalmente o RESULTADO esperado, o qual chamamos SUCESSO, acontecerá.
FRACASSA apenas quem não consegue analisar seus RESULTADOS negativos, não buscando mudanças e novos caminhos para torná-los positivos. A diferença entre o DERROTADO e o VENCEDOR está no fato do DERROTADO ter FRACASSADO uma única vez, enquanto o VENCEDOR soube tirar proveito do aprendizado de seus fracassos, mudou, fez novamente, e mudou novamente, e fez novamente até atingir o RESULTADO desejado.
            Thomas A. Edson foi um exemplo de persistência a ser seguido.  Após tentar milhares de vezes fazer a lâmpada elétrica funcionar, um de seus auxiliares sugeriu que desistisse.  Edson calmamente respondeu “meu filho hoje estou mais próximo milhares de vezes de fazer a lâmpada funcionar, pois sei milhares de formas de como não fazê-lo”.  
            A forma mais eficaz de mudar isto é provocar nosso cérebro com a pergunta correta, pois nossa mente inconsciente é estimulada pelas perguntas que fazemos a nós mesmos. Se perguntarmos utilizando PORQUES, o compartimento de crenças será ativado e naturalmente receberemos como respostas DESCULPAS E JUSTIFICATIVAS. 
            A solução é mudar o “PORQUE” pelo “COMO”, ou para “O QUE FAZER”. Nesse caso, mudamos o FOCO da mente, a qual nos trará como resultado, alternativas e POSSIBILIDADES.  Despertamos nossa criatividade para soluções diferentes que nos levarão ao resultado desejado.
            Somado a isto, devemos definir nosso projeto de vida, sem o qual é praticamente impossível  chegar onde se deseja, pois:
“O fracasso é o denominador comum entre quem pensou e não fez e quem fez sem pensar”

OPENDREAMS, Consultoria Comportamental
www.SEJAVOCE.com.br – fones  (12) 3933 1515 – (12) 3933 2121

Um comentário:

Unknown disse...

Considero este artigo muito importante mas acrescento que quando o caminho para o Sucesso, como no caso de Thomas Alva Edison, é muito tortuoso, depende de inúmeras tentativas, ele pode deixar a pessoa mais resistente às mudanças de seus projetos.
Nikola Tesla, que também trabalhou como engenheiro na Continental Edison Company, para Thomas Edison, não conseguiu convencê-lo da melhor eficiência da Corrente Alternada sobre a Corrente Contínua, porquê? Acredito que pelos mesmos motivos que os cientistas Suiços não conseguiram convencer os fabricantes de relógios Suiços de que o Quartzo era o futuro dos relógios.
Nos dois casos, quem estava atento e tinha espírito de "Pioneiro de Paradigma", como George Westinghouse, no caso das correntes elétricas e os Japoneses, no caso do quartzo,acabaram tirando os melhores resultados e alavancando os seus SUCESSOS com mais habilidade.
Acredito que, com uma junção de conceitos, "Sucesso é a realização de um sonho, após ter tido atenção ao encontro da oportunidade com o potencial de competência".

Leia também

Related Posts with Thumbnails