“A fraqueza do homem raramente é mais do que o uso excessivo de suas forças”
Eric Fromm
Eric Fromm
O termo LIFO corresponde à contração de “Life Orientations”(Orientações de Vida).
Como resultado de nossas experiências de vida e aprendizado, cada um de nós desenvolve um perfil ou conjunto de orientações único e característico, como dizem os autores do livro Gerenciando suas Forças, Alan Katcher P.h.D. & Kenneth Pasternak, traduzido por Ane Araujo, Sócia-Diretora da Marcondes & Consultores Associados.
O método LIFO evidencia o paradoxo: “A fraqueza é o uso excessivo das forças”!
O método LIFO evidencia o paradoxo: “A fraqueza é o uso excessivo das forças”!
- Você já pensou que seus aparentes defeitos podem ser apenas o resultado do uso excessivo de suas competências?
- Já lhe ocorreu que, para aumentar seu sentimento de realização e sucesso efetivo, basta reduzir o uso de suas forças, ou seja, fazer menos?
- Você já imaginou como seria trabalhar em um ambiente onde todos sabem aceitar, valorizar e utilizar ao máximo as competências uns dos outros?
- Seja quem você é e não lamente não ser quem você não é. A vida pode ser muito mais simples se você mostrar exatamente quem você é, ao invés de passar o dia inteiro tentando atender às expectativas dos outros sobre você.
- Se você despender muito tempo acusando-se pelo que não é, você vai desperdiçar uma parte preciosa da sua vida e não vai chegar ao seu destino. Ninguém é perfeito e não é possível ser todas as coisas para todas as pessoas.
- As pessoas podem fazer a mesma coisa de modos diferentes por diferentes razões, mas todas podem atingir resultados. É a essência da diversidade.
- Quanto mais você dá valor a si mesmo e ao progresso que você está fazendo nas suas relações, maior será o seu sucesso e senso de valor pessoal.
- Nós temos o poder de modificar ou ajustar a forma como nos comportamos. Você não precisa necessariamente mudar quem você é, mas pode aprender a gerenciar melhor as forças que já possui.
Para ser efetivo, você deve conhecer os outros – compreender suas necessidades, preocupações, percepções e valores – e agir de acordo com este conhecimento.
Existe algo de especial em você – seu jeito diferente de sentir e pensar, seu modo de falar, seus hábitos, suas experiências singulares – algo que marca sua identidade. É tão importante gostar de si mesmo e, ao mesmo tempo, valorizar os outros, mesmo aqueles que fazem coisas diferentes ou pensam diferente. Aliás, quanto mais eu me valorizo mais eu aprecio as qualidades dos outros.
O método LIFO apresenta quatro principais orientações de vida, ou estilos, que visam atender às necessidades básicas que todos nós experimentamos na vida em diferentes graus:
- Ser útil, contribuindo e fazendo diferença no ambiente.
- Gerar resultados, sendo competente e produtivo.
- Proteger nossas conquistas, minimizando prejuízos e perdas.
- Desfrutar do convívio, criar um ambiente de harmonia e aceitação social.
Pense nisto. Cada uma de nossas atitudes de alguma forma cai dentro dessas necessidades pessoais, muito humanas. Os quatro estilos LIFO podem ser chamados de “As quatro janelas para o mundo”, pois oferecem visões diferentes da realidade. Todos nós usamos todas as orientações, embora tenhamos as nossas preferências. Veja o detalhamento destas orientações abaixo.
Estilos LIFO Motivado por...
Estilos LIFO Motivado por...
Apoiando e Dando Excelência
Controlando e Tomando Ação
Mantendo e Retendo Razão
Adaptando e Barganhando Harmonia
1) APOIANDO E DANDO – Foco: Excelência
Meta: Provar seu Valor
Forças: ser idealista, leal, cooperativo, receptivo, modesto, sensível, confiável.
Excessos: perfeccionista, estóico, ingênuo, utópico, auto-anulador, teimoso.
2) CONTROLANDO E TOMANDO – Foco: Ação
Meta: ser competente e obter resultados.
Forças: diretivo, potente, rápido para agir, competitivo, confiante, assume riscos.
Excessos: dominador, agressivo, impulsivo, só competitivo, arrogante.
3) MANTENDO E RETENDO – Foco: Razão
Meta: estar seguro e reduzir riscos.
Forças: obstinado, analítico, prático, perseverante, econômico, metódico, factual.
Excessos: burocrático, pedante, sem imaginação, detalhista, retraído, só mental.
4) ADAPTANDO E BARGANHANDO – Foco: Harmonia
Meta: conhecer as pessoas e dar-se bem com elas.
Forças: flexível, adaptável, diplomático, inspirador, sociável, experimental, animado.
Excessos: inconsistente, insincero, astucioso, manipulador, frívolo, “animado”.
Quando nossas forças são usadas em excesso, elas podem ser contraproducentes; elas se tornam, de fato, as nossas fraquezas. E então? Você conseguiu se encontrar em algum deles? Nas forças e nos excessos (fraquezas)?
Conceitos chave do desenvolvimento baseado em forças:
- Compreensão e Aceitação.
- Cada um tem uma combinação de estilos.
- Abordagem universal.
Em condições desfavoráveis ou de estresse você poderá ter outros estilos, que não aqueles que predominam em condições favoráveis.
Por exemplo: Você pode ter o estilo Apoiando e Dando como preferido em condições favoráveis, tendo como backup o Adaptando e Barganhando. Assim, você pode ser percebido como alguém que busca excelência e harmonia. Sob condições desfavoráveis ou de estresse, você pode buscar assumir o comando e estar seguro e, então, adotar os estilo Tomando e Controlando com backup Mantendo e Retendo. Para quem convive com você pode soar estranho, dar a sensação que não lhe conhece...
APLICAÇÕES LIFO
Em última análise, o Método LIFO é uma poderosa abordagem para o autoconhecimento, para a gestão de forças e para a melhoria do desempenho. Sua aplicação pode ser expandida para uma ampla variedade de situações, tanto no seu trabalho quanto na sua vida pessoal, como por exemplo:
APLICAÇÕES LIFO
Em última análise, o Método LIFO é uma poderosa abordagem para o autoconhecimento, para a gestão de forças e para a melhoria do desempenho. Sua aplicação pode ser expandida para uma ampla variedade de situações, tanto no seu trabalho quanto na sua vida pessoal, como por exemplo:
- Habilidades de Liderança
- Gestão do Tempo
- Capacidade de aprendizagem melhorada
- Habilidades de comunicação
- Seleção & Desenvolvimento da Equipe
- Habilidades de Venda
- Habilidades de Negociação
- Gestão do Stress
- Gestão do Conflito
- Desenvolvimento de Carreira
Antonio Luiz Amorim
Um comentário:
Considero que esta ferramenta é muito importante para que as pessoas consigam atingir a VITÓRIA INTERNA, definida por Stephen R. Covey, e que eu defendo em meu artigo PAVIMENTANDO O CAMINHO PARA O SUCESSO, colocado no PORTAL do site OGERENTE.com.br.
Acredito que com este método as pessoas poderão definir com mais precisão os seus VALORES e PRINCÍPIOS e descobrir a sua MISSÃO neste mundo assim como a MISSÃO de sua empresa.
Hoje temos um estudo de dois PhDs das Universidades de Harvard e Stanford, publicado no Brasil com o título "FEITAS PARA DURAR - Práticas bem sucedidas de empresas visionárias" que nos mostra alguns motivos de empresas não permanecerem no topo ou até de não ter lá chegado.
Precisaremos usar as práticas para perceber os resultados.
Postar um comentário