sexta-feira, 10 de junho de 2011

Perseverança - Release


Neste livro inspirador e ricamente ilustrado (que logo se tornou um best seller nos EUA, entrando para a lista dos mais vendidos do New York Times), Margaret Wheatley, uma das mais renomadas ativistas e pensadoras da atualidade, orienta o leitor a superar desafios onde quer que eles se encontrem: na vida pessoal, no trabalho, espiritualmente. Ela busca sempre oferecer uma nova visão: transformar o caos vigente em beleza e superação.

A ideia de escrever a obra surgiu após Margaret ter recebido uma mensagem de texto de uma amiga (na época responsável por uma organização sem fins lucrativos no Golfo do México), após a passagem do furacão Katrina. Ela a fechava com a seguinte afirmação: todo dia eu faço uma escolha consciente de não desistir.

O que motiva essas pessoas, em meio às piores condições, perseverar e continuar em busca daquilo que almejam? Aqueles que estão em situações financeiras precárias e os que resistem às intempéries naturais ou catástrofes econômicas, segundo a autora, também possuem essa escolha.

- É uma escolha, uma disciplina, uma prática. É uma decisão do dia-a-dia para ficar, mesmo quando somos confrontados com o fracasso, a raiva, a crítica, a loucura. Não perseveramos acidentalmente. Temos de ficar atentos sobre as circunstâncias e as pessoas que nos provocam às situações que nos roubam a nossa força, que nos escape. É nestes momentos quando estamos cansados e oprimidos, que temos de fazer uma escolha. Às vezes, a escolha é para desistir, para perceber que não pode ser útil aqui, ou que este não é o momento certo. Às vezes, a escolha é observar nossos próprios comportamentos, como estamos nos tornando agressivos, exigentes, irritados. Às vezes, a escolha é de notar a bondade das pessoas ao nosso redor, a alegria que está disponível, mesmo nas piores circunstâncias, simplesmente porque estamos juntos nessa - disse em um artigo publicado na SIM! Magazine.

Para ela, o que pode salvar o homem é a sua noção de coletividade. E é esse pensamento que ela transmite em seu livro. Unida, a humanidade pode superar o que lhe é contrário ao bem-estar:

- No meio deste tempo fraturado, eu ainda ouço muitas pessoas dizendo: "estamos todos juntos nessa”. Talvez nós estejamos finalmente vendo tudo o que, até agora, foi ignorado: a comunidade, a teia das nossas interconexões, as redes de segurança do cuidado que nós estendemos ao outro, quando a vida é dura. Talvez mais pessoas estejam descobrindo que os humanos só perseveram através das dificuldades quando estamos juntos. Eu não sei se é isso que as pessoas querem dizer quando começam a recitar o mantra. Mas eu sei que os seres humanos não conseguem atravessar tempos difíceis sozinhos – afirma Wheatley.

Perseverança é composto de uma série de ensaios curtos e autosuficientes, que podem ser lidos de um só fôlego ou escolhidos segundo o que atrair o leitor no momento. Complementando-os, há poemas e citações tiradas de diversas culturas e tradições do mundo e ao longo da História. Este não é um livro que aborda experiências de diversas pessoas; Margaret quer que o exemplo seja aquele que vier de seu leitor rumo à mudança, após a leitura de Perseverança.


“Com a escrita e produção deste lindo livro "Perseverança", Meg nos leva a outro nível geral de apreço por quem somos e o que somos capazes. Ao ler esse livro, nós sabemos imediatamente que estamos na presença de outra pessoa que realmente entende o que significa viver plenamente no nosso dilema humano comum de estar só e ao mesmo tempo juntos. Esse é um daqueles livros aos quais nos referimos como um tesouro entre os tesouros e como queremos que os outros possam também apreciá-lo.”

Phil Cass, leitor norte-americano.


Dados técnicos:


Formato: 12cmx19cm

Número de páginas: 168

Preço de capa: R$22,90

ISBN: 978-85-7303-989-4




Sobre a autora:


Margaret é uma escritora aclamada internacionalmente, além de conferencista e professora. Entre suas obras estão Leadership and the New Science e, mais recentemente, Perseverança, publicado no Brasil pela Qualitymark Editora, sendo coautora de diversos outros títulos. Ela é cofundadora e presidente emérita do Instituto Berkana, uma fundação de caridade que trabalha com pessoas ao redor do mundo buscando fortalecer suas comunidades usando a sabedoria e riqueza já presentes em seu povo, tradições e ambiente com iniciativas de liderança em Portugal, Senegal, Zimbábue, África do Sul, México, Brasil, Canadá e Europa.

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails