quarta-feira, 15 de junho de 2011

John Naisbitt, um dos 50 maiores nomes da economia, está de volta em China Megatendências - Release


John Naisbitt, futurólogo de renome internacional e autor do best-seller Megatrends, está de volta com a obra China: Megatendências (publicada no Brasil pela Qualitymark Editora), apresentando um olhar mais abrangente para o presente e o futuro da China. Desde o lançamento de seu primeiro livro, que esteve na lista de mais vendidos do New York Times por dois anos e foi publicado em 57 países, Naisbitt tornou-se respeitado e conhecido como prognosticador da maioria das tendências globais.
Usando as mesmas técnicas por trás de Megatrends, John e sua esposa Doris viajaram pelo país entrevistando jornalistas, empresários, acadêmicos, políticos, artistas, dissidentes e expatriados. Com a ajuda de 28 funcionários do Instituto Naisbitt China, em Tianjin, eles monitoraram jornais locais em todas as províncias para identificar as perspectivas de evolução e as forças subjacentes da profunda transformação que essa nação sofreu. A pesquisa revela que a China não só está passando por mudanças fundamentais, mas que também cria um novo modelo social e econômico: uma democracia vertical que está mudando as regras do comércio global.
O livro diz que a sociedade chinesa precisou ser dividida em oito pilares, da mesma forma que uma organização em busca do sucesso: a emancipação da mente (sem a qual a população ainda viveria em um antiquado sistema comunista, com pensamentos subordinados); o equilíbrio entre as forças de cima para baixo e as de baixo para cima (engajando tanto os líderes quanto a população); o enquadramento das florestas e o deixar que as árvores crescessem (definindo objetivos claros e transmitindo-os à população, permitindo que pessoas talentosas desenvolvam suas aptidões); atravessar o rio pisando em uma pedra de cada vez (criando confiança em vez de medo, não condenando as falhas e estimulando as tentativas); agitação artística e intelectual (liberando e estimulando as manifestações culturais); associação com o mundo (abrindo seu mercado, convidando outsiders para que lhe transfiram know-how); liberdade e justiça (uma forma de estimular a meritocracia) e de medalhas de ouro olímpicas a Prêmios Nobel (migrando da imitação à inovação). Deng Xiaoping, Jiang Zemin e Hu Jintao os criaram de forma que fossem fundamentais para que a nação evoluísse após a queda de Mao Tsé Tung.
Lendo a obra é possível ver que a China não é mais uma sociedade unicamente socialista, muito menos sucumbiu ao capitalismo: como um filho dos dois, fez questão de herdar o melhor de cada lado. Fugindo dos estereótipos, os Naisbitts provam que o ocidente está repleto de preconceitos sobre um país que está, cada vez mais, se tornando um dos maiores players mundiais.

“O que significa democracia? Regra do povo. Na China, eles respondem aos desejos do povo. Você pode não acreditar nisso, mas um estudo feito pelo Pew Research Center constatou que o governo chinês tem um índice de aprovação de 89 por cento. Existe um monte de abertura e liberdade. Eles adoram os empresários e os artistas. A energia que eles liberam é palpável na China.”
John Naisbitt em entrevista ao site alemão The Spiegel

“Se os Estados Unidos são chamados o país das possibilidades ilimitadas e a Europa é a união obcecada em regular tudo, de trabalho até bananas, então a China pode ser denominada de o país do avanço estratégico.”
Trecho de China Megatendências


O futurólogo colecionador de títulos

John Naisbitt iniciou sua carreira na Marinha antes de começar seus estudos em Utah, nas Universidades de Cornell e Harvard. Posteriormente, trabalhou no mundo corporativo como executivo na IBM e Kodak Oriental. Foi secretário adjunto da Educação no governo do presidente Kennedy, quando tinha 34 anos, continuando o seu trabalho no governo do presidente Johnson.
Desde os anos 80, se concentrou em sua carreira de escritor: sua obra Megatrends, publicada em 1982, foi best seller do New York Times, permanecendo nessa lista por dois anos. É também autor de Re-inventing the Corporation, Megatrends 2000, Global Paradox, Megatrends Asia e Japan's Identity Crisis, vendendo milhões de exemplares.
Também trabalhou como professor visitante na Universidade de Harvard, Universidade Estadual de Moscou e criou a Naisbitt China Institute, em Tianjin, na China, em 2007.  Atualmente, vive com sua esposa Doris em Viena, na Áustria e Tianjin, na China e possui 15 títulos de Doutor Honoris Causa nas áreas de humanidades, tecnologia e ciência.

A Publisher que se tornou player mundial

Doris Naisbitt, uma observadora de tendências sociais, econômicas e políticas é a diretora do Instituto Naisbitt China, em Tianjin. Possui cátedras em Nankai e Yunnan Normal Universities, na China.
Com uma longa e distinta carreira na produção editorial, foi chefe da editora austríaca Signum Verlag. Em sua trajetória nesta empresa, destacou-se como player nos mercados alemães e austríacos, publicando os mais diversos – e renomados – autores.
Sob o selo Signum, lançou no mercado Megatrends Asia, que se tornou um best-seller na Alemanha, Áustria e Suíça. De 2002 a 2006 trabalhou em estreita colaboração com John Naisbitt, editando e traduzindo seus livros para as editoras alemãs Hanser, Bertelsmann e Frankfurter Allgemeine Buchverlag.
Estudou moda e teatro, em Viena, na Academia de Artes Performáticas, sob a tutela de Susi Nicoletti e Wesseley Pula, duas das mais famosas atrizes da Áustria. Ela e John Naisbitt atualmente vivem em Viena, na Áustria e Tianjin, na China.


Dados técnicos:
Formato: 16x23cm
Número de páginas: 302
Preço de capa: R$74,90
ISBN: 978-85-7303-999-3

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails