A Responsabilidade Social é a atitude assumida diante da sociedade, quando os assuntos são: geração de emprego, aumento da qualidade de vida, arrecadação correta da carga tributária, pagamento de salários dignos, assimilação e transferência de tecnologia, ou qualquer outro fator que possa agregar benefício para a gestão e para a sociedade.
Visando suprir grande parte dos anseios e das necessidades de pessoas que buscam informações sobre o tema e a sua inserção no contexto de gestão, tanto em organizações públicas quanto privadas, a obra apresenta, de forma simples, abordagens contemporâneas em inúmeras áreas de conhecimento.
A primeira parte aborda o contexto histórico e conceitual da Responsabilidade Social, através de temas como ética, endomarketing social, indicadores de desenvolvimento social, sustentabilidade, entre outros.
A segunda parte é voltada para a implantação de um Sistema de Gestão Social nas organizações, por meio das diretrizes empregadas nas implantações de sistemas, tais como ISO 9000 e ISO 14000, adaptadas para a ISO 26.000 e SA 8000, além de modernas ferramentas de análise e decisão gerencial.
Na terceira e última parte, é realizada uma análise holística sobre o tema, com base no MEG (Modelo de Excelência em Gestão), bem como um ensaio intitulado OS Dez Postulados da Responsabilidade Social, além da demonstração de exemplos práticos de projetos sociais.
O livro, organizado de forma abrangente, é indicado para todos os cursos do setor de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Sociologia, Direito e Relações Internacionais).
“Nunca se falou tanto em Responsabilidade Social. Bancos e agências de desenvolvimento passaram a exigir a cada dia os Balanços Sociais das empresas, para que possam ter acesso aos recursos disponíveis. Não há mais espaço para empresas que não sejam socialmente responsáveis no mais amplo sentido que o conceito possa ter, e que este livro disseca de forma tão clara e objetiva.”
Luiz Marins — Presidente da Anthropos Consulting
Dados técnicos:
Formato: 16x23
Número de páginas: 152
Preço de capa: R$39,90
ISBN: 978-85-7303-632-9
Sobre o autor:
MÁRCIO IVANOR ZARPELON
É administrador de empresas, com ênfase em Gestão de Sistemas de Informação, pela UTP – Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade pela UFPR e Pós-graduando em Engenharia da Produção pela Puc-PR. Já participou de vários projetos sociais. Dentre eles, destacou-se no projeto Miniempresa, da Associação Junior Achievement, atuando como Adviser Coordenador durante 2 anos. Atua como Coordenador e Gerente da Qualidade em várias organizações, onde desenvolveu trabalhos de treinamentos, palestras, assessorias e consultorias empresariais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário