quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Artigo: RH com foco na estratégia. Por Cleide Fonseca Rodrigues

O desempenho superior das empresas está cada vez mais vinculado à forma como a organização e as pessoas que a compõem conseguem adaptar-se a novas realidades, construídas pela centralização de processos, pela reengenharia e pelas tecnologias de ponta advindas da globalização. São novas técnicas e iniciativas que reformularam também o processo de trabalho e a relação entre as pessoas neste ambiente. Os assuntos relacionados aos recursos humanos são atribuídos à área de RH e é justamente essa a área que enfrentou os maiores desafios e precisou se valer de técnicas não convencionais para romper com o passado. A área foi promovida a importante agente no planejamento estratégico das empresas devido à maior valorização do capital humano.

Além das tarefas que anteriormente eram designadas aos profissionais de Recursos Humanos, outras foram sendo incorporadas, quer para fornecer subsídios para as equipes estarem aptas a atingir metas, quer para atender de maneira mais ampla e completa às solicitações do público interno.

Cuidar do ambiente corporativo, mantê-lo saudável e estimulante, criar ações e programas que objetivem o bem estar das pessoas tornaram-se tarefas essenciais no desenvolvimento de empresas realmente interessadas em seu potencial humano.

Avaliado como diferencial competitivo, o clima deve ser permanentemente monitorado e adaptado a diferentes realidades individuais.

Neste contexto, o grande desafio do profissional de Recursos Humanos é conseguir construir uma rede de ações que consiga contemplar, ao mesmo tempo, as demandas dos variados indivíduos que compõem o corpo funcional sem perder de vista as metas da empresa. Para isso é preciso ter interesse e capacidade criativa para entender o processo de inteligência social que envolve monitoramento no âmbito de sistemas sociais mais amplos que somente o empresarial, para chegar a conhecer as particularidades das pessoas que fazem parte da equipe.

As empresas possuem características próprias, seus funcionários são pessoas que provêm de diferentes cenários, estão reunidas em um espaço e tempo para que produzam resultados, que serão mais facilmente alcançáveis se houver uma identificação clara entre os objetivos da empresa e os das pessoas.

A gestão estratégica de pessoas deve ir além de criar ações para desenvolver competências para os negócios, precisa apresentar opções para alavancar o potencial profissional e valorizar o colaborador em todos os papéis que ele desempenha em sua vida - de pai, esposa, mãe, marido. Porque, afinal, precisamos compreender que somos todos igualmente diferentes.


Um comentário:

QMK Blog disse...

Via Facebook:
Adriano Dirribeiradiz:
Gostei muito disto "(...) resultados, que serão mais facilmente alcançáveis se houver uma identificação clara entre os objetivos da empresa e os das pessoas."
05 de janeiro às 10:20

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