terça-feira, 16 de novembro de 2010

Muito Antes da Entrevista de Emprego. Por Luiz Paschoal

A mídia veicula com frequência vários conselhos sobre como as pessoas devem se apresentar e se comportar nas entrevistas para emprego. Faça o currículo com tal formato, vista-se assim, use o cabelo assado, seja objetivo ao responder as perguntas do entrevistador, olhe nos olhos etc.

Tudo muito válido, mas é complicado para qualquer pessoa lembrar-se desses conselhos e comportar-se desta e daquela maneira naquele momento já por si tão carregado de ansiedade, se tais comportamentos não estão nela, isto é, se ainda não foram incorporados como um comportamento padrão. O tiroteio de mensagens eleitorais divulgaram, há algumas semanas, dois fatos que servem de exemplo: o presidente fotografado como se estivesse lendo um livro cuja capa estava de cabeça para baixo e a candidata toda atrapalhada nos rituais de uma missa. É assim que as pessoas ficam quando colocadas em circunstâncias que não fazem parte da vida delas.

Ainda que a pessoa seja bastante jovem e esteja se candidatando a emprego pela primeira vez, ela pode incorporar um comportamento apropriado, dedicando tempo e esforço para pensar e experimentar detalhada e estruturadamente tais questões. Como domar a insegurança no momento da entrevista, se não sei nem o que quero da vida, o que procuro, nem tenho visão apropriada do que é “trabalhar” e “ser profissional”?

Mesmo pessoas que já estão no mercado de trabalho há vários anos têm dificuldade no momento das entrevistas simplesmente porque não incorporaram o espírito do profissional procurado. Imagine se um profissional preparado e requisitado enfrenta essas dificuldades nas entrevistas! Portanto, muito melhor que tentar seguir conselhos sobre como se comportar em testes e entrevistas, é saber como ser um profissional acima desses conselhos.

“Uma das grandes tragédias dos modernos sistemas educacionais é sua incapacidade de estimular o amor pelo aprendizado” (Matheus Kely, em “O ritmo da Vida”). Não dá para se ver o aprendizado apenas como meio de atingir fins financeiros e sociais. “Uma base de conhecimento mais estreita produz, necessariamente, uma visão mais estreita de mundo”. Educação e aprimoramento pessoal e profissional continuados é o caminho para se atingir o padrão de profissional requisitado.

Foi lançado no último Congresso Nacional de Recursos Humanos, em São Paulo, o livro “O Profissional Dez” (Qualitymark Editora), que não trata de como montar o currículo nem de como se preparar para uma entrevista, mas sim de como ser um profissional desejado pelos empresários. Aliás, quem deu o tom no livro foram empresários e dirigentes. Ao todo foram entrevistados 33, alguns deles comandantes de empresas de grande porte e de sólida reputação nacional e internacional. Aí está uma das excelentes fontes para quem quer educação e aprimoramento pessoal e profissional continuados.

Suas obras:

Clique no título para conhecer mais sobre as obras


O Profissional Dez





Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts with Thumbnails